As condições eram péssimas. O espaço nas fábricas eram apertados para muita gente, a iluminação e a ventilação eram insuficientes, não havia nenhum dispositivo de segurança, e o ar quase sempre ficava impregnado de poeira, que causava danos a saúde dos trabalhadores.
O cotidiano deles era marcado pela violência e exautão, pois eram obrigados a trabalhar de 12 a 16 horas por dia, com mínimos intervalos de descanso e apenas uma folga semanal.
Os salários eram tão insignificantes, que nas famílias pobres todos da casa tinhão que trabalhar para pagar somente a comida. Mulheres e crianças executavam tarefas iguais aos homens, mas recebiam salários menores e eram mais indefesas diante de agressões de seus patrões.
Laura, muito boa sua produção textual!
ResponderExcluirAtenção a palavra "tinhão" escrever o verbo no tempo passado para a frase "... todos da casa TINHAM que trabalhar..."